Gestão hospitalar: os caminhos para superar desafios e prestar um serviço de qualidade aos pacientes.

Investir na qualificação de pessoal e em dispositivos tecnológicos são alguns dos tópicos que devem ser considerados para a implantação de um formato de gestão mais moderno

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Inovar. Pelo dicionário significa realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes, produzir novidades, renovar, mudar. Sabidamente, a capacidade de inovar é garantia de um caminho de sucesso em praticamente todas as áreas. Mas para inovar de verdade é necessário ir além da teoria ou de um planejamento. Na área hospitalar não é diferente. Então, como fazer com que essa inovação seja real e percebida pelos pacientes, fornecedores e demais públicos envolvidos na rotina da sua clínica ou hospital?

Na área hospitalar, inovar passa pela adoção de um formato de gestão moderno, que contempla novas políticas e métodos de gestão, a adoção de novas tecnologias e novas ideias, sistemas, produtos e serviços que se traduzam em soluções para os problemas na saúde e bem-estar dos pacientes. Em resumo: tornar processos mais eficientes, melhorar a capacidade de atender demandas e necessidades de saúde e otimizar o desempenho das equipes médicas.

De certa forma, o setor de saúde vem experimentando uma profunda transformação. Este novo cenário destaca a consolidação de grandes redes, que estão se formando através de aquisições e acesso das principais empresas a bolsa de valores, mudança de modelo de remuneração da cadeia de prestadores de serviços, mudanças significativas na expectativa dos clientes, que se tornaram mais digitais, a chegada da telemedicina e novas tecnologias. “Estes fatores estão levando ao que chamo de processo de ‘empresarização da saúde’, onde as organizações de saúde passaram a ser pautadas por objetivos empresariais, não apenas assistenciais. Aliás, acredito em um fortalecimento dos objetivos assistenciais como meio para alcançar os objetivos empresariais”, analisa Roberto Gordilho, consultor de gestão hospitalar e CEO da GesSaúde.

Ainda segundo Gordilho, apesar de básico, é uma visão diferente para grande parte das organizações de saúde e leva a necessidade de modernização dos processos de gestão. Ou seja, bons resultados empresariais resultam da excelência em gestão. “As organizações em geral já fazem medicina de ponta. Agora, o desafio é modernizar a gestão e transformar esta modernização em novos e melhores serviços e resultados”, pontua o consultor.

O caminho para o futuro
Inegavelmente, os processos de gestão devem estar alinhados ao Século XXI. Equipamentos e estrutura de ponta só serão eficientes se bem geridos. E isso passa pela qualificação de pessoal, em todos os níveis.

Investir na gestão de pessoas
A gestão de pessoas também possui papel estratégico. Investir no desenvolvimento de talentos internos, com programas de melhoria contínua dos profissionais, assim como incentivar a especialização são opções assertivas e eficazes.

Gordilho acredita que para acelerar o processo de mudança é necessário trabalhar pessoas. “Treinar, treinar, treinar e treinar. Não existe a possibilidade de simplesmente trazer profissionais de outras áreas para ocupar todas as funções de gestão nas organizações de saúde”, explica o consultor, pois trata-se de um tipo de negócio com características muito particulares, ultra regulado e que erros podem significar vidas. Dessa forma, a solução é preparar e formar as pessoas para este novo cenário. “Transforme as pessoas e as pessoas transformarão as organizações.”, completa.

Telemedicina
A pandemia do novo coronavírus impôs uma nova rotina a toda humanidade. A telemedicina, regulamentada no Brasil desde 2002, teve sua demanda bastante ampliada ao longo de 2020. Os benefícios dessa prática para clínicas e hospitais são muitos: permite o atendimento de mais pacientes, otimizando a rotina e auxilia na contenção da disseminação do coronavírus entre equipes médicas e pacientes, mantendo o ambiente hospitalar com menos pessoas circulando. Para os pacientes, além de eliminarem a necessidade de deslocamento, proporciona ganho de tempo.

Feedback de colaboradores
Ouvir e considerar as experiências e opiniões de quem está na linha de frente de atendimento pode ser uma oportunidade para estreitar relacionamentos e aumentar a colaboração entre profissionais e equipes, obter conhecimento sobre problemas existentes em diversas esferas e até buscar soluções inovadoras. Isso também contribui para que o gestor seja visto de maneira diferente por sua equipe.

Tecnologia
Dispositivos e equipamentos que podem ser operados via smartphone, inteligência artificial para diagnósticos por imagem, impressão 3D de órgãos, drones para entregar suprimentos médicos e muito mais. A tecnologia é uma aliada para quem busca modernizar a gestão.

Atendimento humanizado
As bases do atendimento humanizado são a empatia e a confiança. Perceber, ouvir, acolher e respeitar o que paciente sente e pensa ajuda a estabelecer um relacionamento mais harmonioso com as equipes médicas. Um paciente com o equilíbrio mental e emocional saudáveis fica mais confiante diante dos tratamentos propostos. Essa troca proporciona recuperações mais tranquilas e contribui com formação de profissionais de saúde mais completos e engajados.

Projetos sociais
Agregam valor à marca e possibilitam o desenvolvimento social de pessoas e comunidades. A partir do Serviço Social é possível criar comissões com a participação de colaboradores de diversas áreas e posições. Dessa forma, é possível engajar as equipes, realizar um papel importante de apoio à sociedade e de quebra contribuir com a criação de uma imagem positiva e socialmente responsável. Um exemplo para a área infantil são as ações de incentivo ao aleitamento materno. Outras ações que podem contribuir com a sociedade são: a doação de óleo de cozinha para entidades em troca de outros benefícios, ações de incentivo à alimentação saudável e higiene, entre muitas outras, que podem ir além das dependências da clínica ou hospital.

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