A importância do profissional de enfermagem para o cuidado dos pacientes

Equipe desempenha um papel importantíssimo na saúde, pois concilia a parte científica inerente a sua função com a humanização no trato aos pacientes e familiares.

Por

Neste dia 12 de maio comemoramos o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, profissionais que desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de saúde, mesclando a humanização com a parte científica de forma completa. Simultaneamente, estão atentos às orientações médicas e aos cuidados inerentes à função, mas conseguem além de atender com presteza e responsabilidade, ser um ponto de apoio e carinho aos pacientes, familiares e acompanhantes.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiros para atingir a meta de cobertura universal da saúde até o ano de 2030. No Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o país possui aproximadamente 2.141.883 profissionais, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes, representando 60% da força de trabalho na área da saúde.

Com base nesses dados, a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) definiram 2020 como o ano internacional dos profissionais da enfermagem e obstetrícia. A campanha reforça a necessidade de valorização e o empoderamento desses profissionais. Para termos um atendimento de qualidade na área da saúde é importante investir na formação de novos enfermeiros e treinar constantemente a equipe de enfermagem que já exerce sua atividade, fomentando o reconhecimento a quem se dedica para atender as demandas de saúde da sociedade de forma humanizada, com base em evidências científicas.

No ano em que a pandemia do coronavírus reforça a atividade de todos os profissionais da saúde e mostra o protagonismo da enfermagem nesta luta mundial, essa comemoração do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro chega não só com os parabéns, mas com o sentimento de gratidão por tudo que estes guerreiros têm feito no seu dia a dia para salvar vidas. Neste momento, nota-se que atuação da enfermagem tem uma doação imensurável, pois os auxiliares, técnicos e enfermeiros estão na linha de frente do cuidado expondo sua própria saúde, sendo o amigo e familiar dos pacientes internados que não podem receber visitas e muitos deles abrem mão, neste momento, de estar perto de suas famílias, com o intuito de preservar e cuidar de seus pais, companheiros (as) e filhos. É uma prova de amor com o outro: dedicar a sua função para cuidar.

Estimo a enfermagem por entender que o profissional é referência em hospitais e nas comunidades prestando atendimento de qualidade e dando conforto aos pacientes e familiares, além de outras ações desenvolvidas em prol da saúde.

Meus parabéns pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiros, que deve ser comemorado todos os dias com o nosso mais sincero MUITO OBRIGADO.

Sergio Labb

Diretor-presidente da Vita Care

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

RECOMENDADAS PARA VOCÊ