Assistência técnica especializada: uma importante aliada na longevidade e durabilidade dos equipamentos hospitalares

Serviço é essencial para que clínicas e hospitais possam garantir um atendimento de qualidade a seus pacientes

Por

Oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes vai bem além do que somente contar com uma equipe capacitada, com médicos e enfermeiros qualificados e atendentes bem treinados. Passa ainda por um ambiente limpo, seguro, acolhedor, composto por mobiliário e equipamentos adequados, de qualidade, modernos e em boas condições de conservação e operação. É aí que entra a importância do serviço de assistência técnica.

A assistência técnica especializada é um serviço mais do que essencial para o funcionamento adequado dos equipamentos hospitalares e, consequentemente, um atendimento de qualidade aos pacientes.

Você já pensou em como uma maca de transporte com problemas no sistema de travamento ou nos rodízios pode prejudicar a equipe médica e até mesmo o paciente? Os riscos de um acidente aumentam e muito em situações como essas.

E um leito com o mecanismo de elevação e descida travado ou que não funciona? A acomodação do paciente fica comprometida.

E uma poltrona que não inclina ou não volta para a sua posição original? Se a proposta da sua clínica ou hospital é oferecer conforto aos seus pacientes, isso não pode acontecer.

Imagine então uma maca ou leito onde as grades laterais não travam? Os riscos de queda do paciente aumentam quase que para 100% e todo o esforço com prevenção de quedas (treinamento de equipes e monitores) vai por água abaixo.

E uma mesa de refeição cuja regulagem de altura não funciona adequadamente? O paciente fica impossibilitado de fazer uma refeição com tranquilidade nessa condição.

Enfim, estas são apenas algumas das muitas situações que podem ser evitadas e que acarretam uma série de problemas para as equipes médicas e para os pacientes quando um equipamento ou algum item do mobiliário hospitalar não funcionam corretamente. Fazendo uma análise rápida, como acima, podemos perceber que são muitos os problemas que podem ser evitados quando os equipamentos hospitalares estão com a manutenção em dia.

O que fazer?
A recomendação de especialistas e técnicos em manutenção é que os primeiros sinais de funcionamento fora do padrão habitual não devem ser ignorados pela equipe do setor de utilização do equipamento e/ou pelo gestor da clínica ou hospital. Diante desta situação já se faz necessária a avaliação por parte de um técnico especializado, para evitar danos maiores ou até a inutilização do equipamento por um período mais prolongado, uma vez que as manutenções emergenciais podem ser mais complexas e demoradas.

Além de estar atento a qualquer sinal de anormalidade no funcionamento dos equipamentos, é importante levar em consideração dois pontos: a leitura do manual de instruções, para ciência e conhecimento das condições ideais de funcionamento de cada item e o cumprimento do protocolo de realização de manutenção preventiva, conforme as orientações dos fabricantes.

Os equipamentos com manutenção em dia e utilizados da maneira correta têm menos chances de quebrarem ou de necessitarem de um reparo de emergência. Regulagens e lubrificações apropriadas, por exemplo, são condições fundamentais para o bom funcionamento de engrenagens e sistemas mecânicos que equipam macas, leitos, poltronas reclináveis, sofás-camas, armários e mesas de refeição, entre outros. Calibrações e ajustes eletrônicos são essenciais para o bom funcionamento de equipamentos de diagnóstico por imagem.

manutenção preventiva, em muitos casos, se baseia em dados extraídos de sensores ou medidores externos de alta precisão, que analisam as condições de cada peça e/ou sistema para avaliar a condição da vida útil destes, com o objetivo de alertar os gestores  para a necessidade de trocá-las antes que estraguem ou interrompam seu funcionamento de forma repentina. Esse tipo de informação é muito valiosa para os gestores, pois permite saber quando um equipamento estará fora de uso. Dessa forma, é possível preparar a clínica ou hospital para este período.

Benefícios da assistência técnica especializada
Além de oferecer um serviço com garantia, a assistência técnica especializada conta com técnicos e engenheiros treinados, que possuem conhecimento sobre os equipamentos e as ferramentas adequadas e mais indicadas para a realização de reparos e testes com precisão.

Outros benefícios da assistência técnica especializada são a boa relação custo x benefício e o prolongamento da vida útil do equipamento.

Assistência técnica Vita Care
A Vita Care possui um time de profissionais treinados para atender hospitais, clínicas e laboratórios. São técnicos e engenheiros que recebem atualização constante sobre produtos, equipamentos e peças, de forma a atender com máxima eficiência as chamadas de contratos, com data e hora marcada, e emergências.

A equipe da Vita Care é formada por especialistas que atuam em todas as áreas atendidas pela empresa, como hotelaria hospitalar, mesas cirúrgicas, focos cirúrgicos, estativas, cardiologia, anestesia, ventilação mecânica, monitores multiparâmétricos, estétoscópios, laringoscópios, oftalmoscópios etc. Estes especialistas estão amparados por um estoque de mais de 7.000 itens entre partes e peças para pronto reparo.

“O objetivo é atender nossos clientes com agilidade e eficácia, para minimizar perdas e paradas. Dessa forma, contribuímos para que nossos clientes possam oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes”, explica Cezar Leme, Diretor de Novos Negócios da Vita Care.

Fale com a equipe da Vita Care para saber mais sobre a assistência técnica especializada, equipamentos e produtos atendidos: vitacare@vitacare.com.br, (11) 3564-7420 ou (11) 97105-7841 (WhatsApp).

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

RECOMENDADAS PARA VOCÊ